ptenfrdeites

Fernando de Noronha: Um patrimônio da humanidade no Nordeste

Fernando de Noronha é um arquipélago considerado por muitos como Caribe brasileiro. Sua estrutura rústica atrai turistas de todas as partes do mundo. No passado já foi invadido por franceses, ingleses e holandeses. Também já serviu como presídio e base de guerra.

Fernando de Noronha - Canhões de guerra
Foto: Bruno Lima - MTUR

O arquipélago pertence a Pernambuco e fica a 545 km de Recife. É uma área de proteção ambiental e existem poucos meios transporte para se chegar lá. Os voos para a região partem exclusivamente de Recife, capital de Pernambuco e de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Fernando de Noronha
Foto: Baía do Sancho / Bruno Lima - MTUR

Outro meio de se chegar as ilhas é pelo mar. Existem veleiros que partem de Recife fazendo o trajeto para a ilha. Também pode chegar lá fazendo um cruzeiro. Neste caso, a temporada é restrita entre outubro e fevereiro.

Fernando de Noronha barcos
Foto: Jailson84WIKI

Fernando de Noronha é um Parque Nacional Marinho e um Patrimônio Natural da Humanidade, segundo a UNESCO. Portanto o IBAMA cobra taxa de preservação ambiental e o Parque Nacional Marinho também só pode ser visitado mediante outra taxa. Parte do território, pelo menos 11 hectares são protegidos de espécies nativas e só podem ser visitados com autorização.

O arquipélago conta com 21 ilhas. A tonalidade das águas marinhas varia entre verde, azul-claro e azul-marinho, dependendo da profundidade no oceano. É um ótimo lugar para se praticar mergulho e nadar com peixes, tubarões ou tartarugas marinhas.

Fernando de Noronha arquipélago
Foto: Paulo Fernandes / Wikimedia Commons

Ao longo de Noronha você encontra ruínas de fortificação, dos tempos em que base militar e um presídio. Nos remanescentes das fortalezas, é possível apreciar um belo pôr do sol. É possível ver golfinhos acompanhando os passeios de barco.

As ilhas, na verdade, são a parte visível de uma cadeia de montanhas submersas de origem vulcânica. A área total é de 26Km2, sendo a ilha Principal, 17 km quadrados. O planalto central da ilha principal é chamado de Quixaba. Outras ilhas principais são a Ilha da Rata, Sela Gineta, Cabeluda, São José e as ilhotas do Leão e da Viúva.

Fernando de Noronha ilhas
Foto: Jankel voto / Wikimedia Commons

Na Baía do Sancho é um ótimo lugar para mergulho, pois é possível apreciar um banco de corais sob as águas cristalinas. Para se chegar lá, há uma escada na rocha que leva ao penhasco onde há um mirante com uma linda vista. A areia da praia é branquinha e uma das poucas onde é permitia a parada de embarcações para banho.

Na Cacimba do Padre tem ondas mais fortes, é o local preferido para campeonatos de surfe. Ainda nessa praia é onde fica o Morro Dois Irmãos, símbolo de Noronha e há um caminho por onde se chega à Baía dos Porcos.

Fernando de Noronha Cacimba do Padre
Foto: CCINTRA / Wikimedia Commons

Para se chegar à Baía dos Porcos é uma caminhada pela areia, vinda da Cacimba do Padre por uma trilha de pedras. É uma pequena praia com faixa de areia estreita e pedras que formam piscinas de águas transparentes. O visual se completa com um paredão de rocha e avista do Morro Dois Irmãos.

Fernando de Noronha mergulho
Foto: Baía dos Porcos / Thiago Tiganá / Wikimedia Commons

Nas piscinas naturais do Atalaia, basta um snorkel com máscara para observar os peixinhos coloridos, corais, arraias, pequenos tubarões e tartarugas, transitando pelos corais.

Fernando de Noronha mergulho
Foto: Baía dos Porcos / Ivocpaes / Wikimedia Commons

A praia do Leão tem esse nome pelo formato dos rochedos, que lembram um leão marinho . É o ponto de desova das tartarugas marinhas.

Fernando de Noronha Praia do Leão
Foto: Praia do Leão / Marcelo Medeiros / Wikimedia Commons

Na Praia do Cachorro, durante a maré baixa, é possível nada e tomar banho onde se encontra o Buraco do Galego, uma piscina natural que se forma, onde é possível pular de uma altura de 10 metros, como um trampolim natural. Á praia do Cachorro é a mais próxima da Vila dos Remédios.

Fernando de Noronha Praia do Cachorro
Foto: Praia do Cachorro / Ivocpaes / Wikimedia Commons

A Vila dos Remédios é o centro da civilização de Noronha, onde se encontram bancos, farmácias, restaurantes, tudo o que o turista ainda precisar da civilização.

Fernando de Noronha vila
Foto: Bruno Lima - MTUR
Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 1 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fernando de Noronha: Um patrimônio da humanidade no Nordeste
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste