ptenfrdeites

Morar perto da praia traz benefícios a saúde, diz estudo

Casa de praia

A sabedoria milenar de que estar perto do litoral é bom para sua saúde pode ser verdade, sugerem estudos.

Pesquisas mostram que passar o tempo no mar tem muitos efeitos positivos na saúde e bem-estar, disse a epidemiologista Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, na quarta-feira (26) em uma conferência sobre política científica da União Geofísica Americana.

A noção de que estar perto de uma praia nos faz sentir saudáveis não é novidade, é claro. Os médicos estavam prescrevendo viagens para a costa ou visitas a "hospitais de banho" - clínicas especiais que ofereciam tratamentos de banho de água do mar - já no século XVIII. Mas só recentemente cientistas começaram a estudar os benefícios para a saúde do oceano experimentalmente, disse Fleming.

Os colegas de Fleming no Centro Europeu para o Meio Ambiente e a Saúde Humana da Universidade de Exeter iniciaram um projeto chamado "Ginásio Azul" para estudar como os ambientes naturais de água podem ser usados para promover a saúde e o bem-estar humano.

Em um experimento, os participantes do estudo foram mostrados fotografias de vistas do oceano, campos verdes ou cidades, e perguntou o quanto eles estavam dispostos a pagar por um quarto de hotel com cada um desses pontos de vista. As pessoas estavam dispostas a pagar mais pelo quarto com vista para o mar, mostraram os resultados.

Quando você coloca uma pessoa em um ambiente de praia, "Não vai ser nenhuma grande surpresa para você que as pessoas relaxem", disse o pesquisador Mathew White, um psicólogo ambiental em Exeter. A questão, ele disse, é quantas pessoas experimentam esses efeitos sobre a saúde e o quanto eles causam impacto na saúde das pessoas.

White e seus colegas também analisaram dados do censo na Inglaterra para ver como a vida perto da costa afeta a saúde das pessoas. Eles descobriram que as pessoas que viviam perto da costa relataram melhor saúde.

É possível que as pessoas que vivem mais próximas da costa sejam simplesmente mais ricas e tenham melhor acesso aos cuidados de saúde. Mas o estudo descobriu que os benefícios para a saúde da proximidade oceânica eram maiores para as comunidades carentes em termos socioeconômicos.

Os pesquisadores também analisaram o efeito de se mover perto de uma costa. Aproximar-se do mar "melhora significativamente o bem-estar das pessoas", disse White, cerca de um décimo do que encontrar um novo emprego. O ambiente à beira-mar pode reduzir o estresse e estimular a atividade física, acrescentou.

Os pesquisadores agora estão fazendo experimentos de laboratório para estudar os benefícios fisiológicos da vida costeira. Nos experimentos, as pessoas em situações estressantes, como a cirurgia dentária, olham para uma praia virtual ou para a sala de odontologia. O estudo está em andamento, mas estudos iniciais sugerem que as pessoas relatam sentir menos dor quando imersas em um ambiente de praia.

Esses estudos sugerem que a exposição oceânica pode ser uma forma útil de terapia, disse Fleming. Por exemplo, o surfe pode melhorar o bem-estar de crianças problemáticas, disse ela.

Ainda assim, muitas questões permanecem. Estudos futuros precisarão considerar se as crianças e outras populações mostram os mesmos benefícios da vida costeira, qual a melhor "dose" de tempo gasto no oceano e quanto tempo duram os efeitos na saúde.

Também não está claro como o crescimento das comunidades humanas pode afetar o ambiente da praia. Não vai ser tão bom se todos começarem a se mudar para a praia, disse Fleming.

Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 2 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Morar perto da praia traz benefícios a saúde, diz estudo
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste