ptenfrdeites

Nordeste tem 7 praias eleitas entre as 8 melhores do Brasil

O Brasil e as praias caminham juntos como a bossa nova e a "Garota de Ipanema", que, é claro, colocam o país no mapa como um centro de sol e areia e o eternamente bronzeado e perfeito.

Com 4.650 milhas de litoral quase tropical, o Brasil pode reivindicar uma das maiores coleções de praias amenas do planeta, pouco conhecida fora do maior país da América do Sul. Veja o que você recebe:

- Frentes marítimas repletas de dunas e piscinas turquesa nos estados de Maranhão e Rio Grande do Norte.

- As margens acidentadas da Bahia.

- Enseadas isoladas no sul da ilha de Santa Catarina.

As melhores praias do Brasil tornam o lugar um nirvana dos amantes da terra. Os brasileiros levam seus recursos costeiros a sério e a cultura de praia é uma grande parte do estilo de vida.


Os banhistas do Rio de Janeiro costumam aplaudir quando o sol se põe depois de um dia particularmente bom de bronzeamento. Sim, o Rio tem a sua quota de praias urbanas de classe mundial, mas as melhores praias do Brasil, aquelas que o afastam de tudo, são encontradas no Nordeste sengundo a CNN Travel.

Há dezenas de trechos de tirar o fôlego de areia dourada ao longo da costa brasileira.

Como as distâncias são vastas e a infraestrutura nem sempre acessível, vamos reduzir a lista para oito melhores praias do Brasil com as quais você tem maior probabilidade de chegar sem um guia local.

1. Ipanema, Zona Sul, Rio de Janeiro

Praia de Ipanema
Foto: Michael Regan/Getty Images

A maioria dos viajantes verá suas primeiras praias no Rio, que têm algumas margens notáveis, embora lotadas. Das famosas praias da Zona Sul, Ipanema é uma escolha clássica.

Se não estiver muito cheio, é um belo trecho de areia, com quiosques para pegar um coco para descer a água da casca ou uma caipirinha. Há muitas paisagens ao longo da areia e os pináculos irregulares dos Dois Irmãos que se erguem além da próxima praia, o Leblon.

A poucas quadras da água, você pode revisitar a inspiração para a "Garota de Ipanema" com uma visita ao Garota de Ipanema, o café onde a música foi escrita.

Se você prefere lugares com menos turistas, mais natureza, a Praia do Arpoador fica escondida pelos penhascos rochosos que separam Copacabana de Ipanema. É uma enseada isolada com ondas selvagens e paz (relativa) no meio do caos.

2. Praia dos Carneiros, Pernambuco

Praia de Carneiros
Foto: Vanessa Lima/Wiki

A cerca de uma hora ao sul de Recife, Tamandaré é uma cidade de praia despretensiosa, com uma praia onde você pode caminhar por quilômetros e explorar as áreas úmidas próximas. A algumas milhas da cidade, você encontrará um dos trechos costeiros mais suaves do Brasil.

Escondida em um bosque de palmeiras numa estrada de terra, a Praia dos Carneiros parece ter escapado de um cartão postal. A praia de areia branca enfrenta uma pequena baía em estilo de lagoa, ótima para nadar. A água é quente como uma banheira e não há ondas para enfrentar.

Embarcações estão disponíveis para aluguel, e passeios de barco pela baía e zonas úmidas são uma ótima maneira de conhecer a área.

O soberbo cenário natural de Carneiros é perfeito para um dia tranquilo e não caótico na praia. O segredo da tranquilidade é que Carneiros é uma praia particular. Ela e a área em torno dela são de propriedade de uma única família, que conseguiu impedi-lo de ser invadido. Não é barato - US$30 por dia por carro, e a única comida no local também é cara, mas a serenidade e paisagem valem a pena.

Veja mais de 120 hotéis e pousadas em Tamandaré e Carneiros!

3. Caraiva, Bahia

Praia de caraiva
Foto: Marcelino Dias/Wiki

Com quase 1.100 km de costa na zona tropical, o estado da Bahia está repleto de aldeias de pescadores e praias espetaculares. Uma das melhores é Caraíva, uma beleza escondida a 30 milhas ao sul da praia mais conhecida da Bahia, Porto Seguro.

Não há veículos em Caraiva além do tipo de quatro patas, então o rugido que você ouve é o barulho de ondas ou mulas. Não faz muito tempo que a cidade não tem eletricidade. A praia aqui continua por horas, promontórios verdejantes de um lado, mar azul do outro.

Embora não haja muito comércio por perto, você pode comer frutos do mar saborosos, e os ambulantes confiáveis garantem que você esteja abastecido com bebidas. Há uma qualidade "perdida no tempo" em Caraíva, mas com praias tão requintadas, que não durarão muito tempo.

4. Taipus de Fora, Bahia

Praia Taipus de Fora
Foto: André Solnik, Creative Commons

Poucas cores têm o poder de turquesa translúcida para impedir os humanos de seguirem o caminho. Taipus de Fora tem o suficiente para manter o viajante mais cansado encantado.

Localizada à beira-mar da Península de Maraú, no litoral sul da Bahia, esta praia é o sonho de um mergulhador. À medida que a maré sobe, ela deixa para trás brilhantes piscinas turquesas, perfeitas para ver uma variedade de peixes tropicais coloridos. Não há necessidade de Photoshop aqui. Essa água turquesa é o verdadeiro negócio. A praia em si é ampla e dourada por cerca de seis quilômetros, com palmas grossas e exuberantes.

Você não terá problemas em encontrar um lugar com preços razoáveis para ficar, com acomodações de hotéis a pousadas para aluguel de casas e acampamentos, ou um bar para beber perto de uma piscina de recifes.

5. Porto da Barra, Salvador, Bahia

Praia Porto da Barra
Foto: Turismo Bahia, Creative Commons

De muitas maneiras, o Porto da Barra é para Salvador (capital do estado da Bahia) o que Bondi é para Sydney e Venice Beach é para Los Angeles.

Pequenos barcos de pesca trazem a pesca do dia, há vôlei de praia e muito para ver no Colônia de Pescadores Manguinhos, um tradicional mercado de peixe em Buizos. Esta é uma das poucas praias na animada cidade de Salvador na costa oeste, para que você possa pegar grandes pores do sol.

Veja mais de 850 hotéis e pousadas em Salvador!

6. Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Praia de Pipa
Foto: Bjørn Christian Tørrissen, wiki commons

Uma vila de pescadores remanescente até que os mochileiros a descobriram na década de 1970, a Praia da Pipa é um retiro favorito de fim de semana para os moradores de grandes cidades próximas, como Recife, e uma respeitada parada no nordeste do Brasil também para viajantes globais. Vários visitantes internacionais vieram para cá e nunca mais saíram, ficando para administrar pequenas pousadas ou restaurantes.

As atrações são óbvias, um belo cenário natural, com íngremes falésias rosa que se erguem acima da areia e remanescentes da grande Mata Atlântica que outrora cobria essa costa ainda viva e verdejante.

Há muito o que fazer: surfe, observação de golfinhos, sandboard. À noite, a vila de Pipa é repleta de cafés e bares onde você pode conhecer e cumprimentar e bater em caipirinhas.

Veja mais de 450 hotéis e pousadas na Praia de Pipa!

7. Praia do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco

Praia do sancho
Foto: Nicholas Bittencourt, Creative Commons

Muitas vezes eleita a melhor praia do Brasil, a Praia do Sancho é uma baía na ilha de Fernando de Noronha, voltada para a costa do Brasil e não para o Oceano Atlântico. Coberto de vegetação, seus penhascos íngremes e rochosos formam um pano de fundo para águas claras que são acessíveis apenas através de escadas anexadas à face do penhasco ou de barco.

Veja mais de 160 hotéis e pousadas em Fernando de Noronha!

8. Porto de Galinhas, Pernambuco

Praia do sancho
Foto: Cleferson Comarela, Wiki Commons

A principal praia turística mais respeitada do Brasil é Porto de Galinhas, a cerca de 45 minutos ao sul de Recife. Sua abordagem mais discreta e mais ecocêntrica atrai fãs tanto do lado independente quanto do lado das viagens em massa. A praia é uma das vencedoras perenes do prêmio "melhor praia do Brasil" pelos leitores do "Viagem e Turismo", uma popular revista brasileira de turismo.

Uma antiga vila de pescadores, Porto de Galinhas é famosa por suas piscinas de recifes cristalinos, que proporcionam ótimo mergulho e natação. Pequenos veleiros (jangadas) levam você para explorar as piscinas, embora a mais apreciada das piscinas, que se assemelha a um mapa do Brasil, esteja protegida e fora dos limites.

Porto de Galinhas é o pacote completo - uma bela praia de 11 milhas, vela, windsurf, mergulho, caiaque, rafting, restaurantes e hospedagem para todos os orçamentos.

Veja mais de 860 hotéis e pousadas em Porto de Galinhas!
Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 1 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Nordeste tem 7 praias eleitas entre as 8 melhores do Brasil
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste