ptenfrdeites

Roteiro de viagem e turismo em um passeio por Recife!

Recife, capital de Pernambuco, foi fundada em 1537, antes mesmo de Salvador, a primeira capital do Brasil. Conhecida como “arrecife de navios”, surgiu como porto de Olinda, sede da capitania hereditária de Pernambuco, que pertencia ao donatário Duarte Coelho.

Recife é um grande centro urbano, com muita atração cultural e histórica, além de belas praias. Seu porto, construído pelos portugueses, já foi palco de muitas batalhas no período colonial, sendo inclusive, disputada pelos holandeses.

Porto de Recife
Foto: Rafael Holanda Barroso / Creative Commons

Recife tem belas praias com águas cristalinas e uma badalada vida noturna.

É o primeiro polo gastronômico do Nordeste.



É uma cidade agitada, com muita programação de festas durante o ano.

É tradicional o Carnaval de Recife e as festas juninas, quando recebem muitos turistas, contando com uma vasta programação artística e musical.

Carnaval de Recife
Foto: Flickr Raul Buarque/SEI / Creative Commons

Recife tem o apelido de “Veneza brasileira” pois é pelna de canais que cortam a cidade e cercada de piscinas naturais formadas pelos arrecifes, com uma bela coloração da água azul esverdeada.

O rio Capibaribe oferece navegação e a partir do Marco Zero pode se fazer o passeio de barco até o Parque das Esculturas Francisco Brennand, do outro lado do rio.

Rio Capibaribe Recife
Foto: Bruno Lima - MTUR

Uma navegação mais completa inclui o roteiro de 3 ilhas do Recife Antigo, passando por 5 pontes. Neste roteiro, é possível ver vários monumentos da cidade, como o Teatro Santa Isabel, a Rua da Aurora e suas casinhas coloridas, o Paço da Alfândega e a Assembleia Legislativa.

Recife antigo
Foto: Bruno Lima - MTUR

O Marco Zero é uma praça central de Recife, com uma Rosa dos Ventos pintada no chão, com uma peça de metal no centro e os pontos cardeais, avisando que ali geograficamente começa a contagem das distâncias entre Pernambuco e outras regiões. Em volta dele há museus, prédios históricos de arquitetura holandesa, e também o Rio Capibaribe que passa por ali. É um bom lugar para se reunir com os amigos no final da tarde, tem um bom polo gastronômico em volta e um por espaço para praticar esporte.

Marco zero Recife
Foto: Bruno Lima - MTUR

Um dos museus mais importantes é o Instituto Ricardo Brennand, que reúne todo o tipo de exposições e muita história preservada dos tempos do Brasil Colônia e da invasão holandesa.

Recife Castelo Brennand
Foto: Portal da Copa/ME / Creative Commons

Olinda, a primeira capital de Pernambuco, é cidade-irmã de Recife, uma não existe sem a outra. Vale a pena visitar os monumentos históricos das duas cidades, que contam uma parte importante da colonização brasileira. A Igreja da Sé, o Convento de São Francisco e a Basílica de São Bento são alguns dos monumentos históricos e religiosos que valem boas fotos.

Capela Dourada Recife
Foto: Bruno Lima - MTUR

O Carnaval de Recife e Olinda são conhecidos pelos bonecos gigantes. Fora de época é possível vê-los na Embaixada dos Bonecos Gigantes, onde ficam expostos para turistas.

bonecos de olinda
Foto: Chico Atanásio/Pref.Olinda

A Praia da Boa Viagem é a praia urbana mais famosa de Recife. Tem uma ótima rede de quiosques, bares e restaurantes. As águas são verdes, com piscinas naturais de arrecifes. Mas fique atento se na área está permitido a banho ou se está propensa a frequência de tubarões.

Praia de Boa Viagem Recife
Foto: Bruno Lima - MTUR

A Tamandaré e Carneiros, há 90 km de Recife, é muito procurada por quem visita a capital. Águas mornas, cristalinas e rasas, podendo levar as crianças. É recomendado um passeio de catamarã onde no roteiro inclui parada para um banho de argila e se divertir com os peixes nas piscinas naturais.

A Praia de Calhetas fica ao litoral sul de Pernambuco, é pequena, mas uma das mais belas praias, de água azul-esverdeada. Do lado esquerdo da praia é ideal para a família, do lado direito é mais frequentado por surfistas e tem uma tirolesa incrível em direção ao mar.

Onde ficar em Recife?

Booking.com Booking.com
Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 1 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Roteiro de viagem e turismo em um passeio por Recife!
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste