ptenfrdeites

Bahia e Ceará: 4 destinos para quem curte praias badaladas

A região Nordeste é como um paraíso, devido às suas praias e natureza que vão além de seus destinos mais conhecidos. Em todos os estados brasileiros existem pequenos recantos, aldeias, paisagens e segredos que merecem sua visita!

De recanto hippie a um paraíso turístico

Trancoso Bahia
Foto: Trancoso / Lorena Brandz

Descoberto por hippies na década de 70, Trancoso foi durante muitos anos uma pequena aldeia à beira-mar. Na última década, o local teve um grande crescimento. Hoje, abriga pousadas e resorts, além de lojas de grife e restaurantes chiques. Trancoso fica perto de Porto Seguro (40 km), o que ajudou a aumentar o fluxo de visitantes.

Porém, com todas as mudanças, o local não perdeu o charme: a praça principal, chamada Quadrado, ainda não possui iluminação pública. Carros são proibidos de circulação no centro da cidade e algumas de suas praias são acessíveis somente a pé.

Por exemplo: Praia do Rio da Barra, a 5 km de Trancoso. É altamente recomendável visitá-lo porque o lugar é cercado por falésias e piscinas naturais e tem um rio que deságua no mar. Se você sentir fome, não se preocupe, porque há um bons restaurantes.

Outra praia imperdível é a Praia do Espelho. A 22 km do centro da cidade, é mais facilmente acessível de carro. Mar calmo e esverdeado é notavelmente bonito na maré baixa quando piscinas naturais e formações de corais são reveladas. Você pode encontrar bons bares e restaurantes.

Veja mais de 220 hotéis e pousadas em Trancoso!

Praias escondidas

Itacaré Bahia
Foto: Itacaré / Mathieu Bertrand

Itacaré, outro paraíso perto de Ilhéus e a 400 km de Trancoso, abrigou muitas fazendas de cacau até a década de 1960, quando uma praga foi dizimada nas plantações da região. O lugar, cercado pela natureza e pela água, se tornou um destino popular desde a chegada da estrada asfaltada.

A Prainha de Itacaré é acessível com um guia local contratado que leva você a um pequeno paraíso escondido em meio ao verde. Sua bela enseada simétrica, com duas colinas margeando a faixa de areia, é o cartão postal da cidade. Tem boas ondas para surfar e um pequeno barraco que vende água de coco, bebidas e frutas. É um lugar para passar o dia todo.

No entanto, se você quiser visitar outros lugares, não pode perder a praia de Itacarezinho. Longa e praticamente deserta, é acessível de carro ou por 30 minutos. Sua larga faixa de areia é o ponto de desova das tartarugas marinhas. E suas fortes ondas atraem surfistas. Tem boa infra-estrutura: restaurantes e mesas quase à beira-mar.

Veja mais de 180 hotéis e pousadas em Itacaré!

Paraíso do kitesurf

Cumbuco Ceará
Foto: Cumbuco / alfredo affatato

Depois de pegar um avião de Ilhéus para Fortaleza, no Ceará, é hora de pegar a estrada e seguir por 35 km até Caucaia, onde fica a praia do Cumbuco. Um dos cartões postais do Ceará é a referência mundial do kitesurf devido às suas condições perfeitas para a prática. Mas oferece muito mais do que isso: atividades terrestres você pode escolher um passeio de buggy, quadriciclo ou a cavalo; atividades aquáticas, você pode fazer um passeio de rafting.

Seu mar quente e visual fantástico é perfeito para descansar. Suas altas dunas convidam a um passeio esquibunda (a pessoa desce as dunas sentado em uma prancha de madeira em alta velocidade). Seus restaurantes oferecem iguarias locais recém cozidas no local.

A vizinha Praia do Cumbuco é a Lagamar do Cauípe, uma área de proteção ambiental formada pela foz do rio Cauípe. É ótimo para passeio de buggy, kitesurf e prática de windsurf e assistir ao encontro de água doce com água do mar, cercado por inúmeras espécies de pássaros e peixes.

Veja mais de 160 hotéis e pousadas em Cumbuco!

Curtindo na Broadway

Canoa Quebrada Ceará
Foto: Canoa Quebrada / George Vale

A vila de Canoa Quebrada e Aracati, outro nicho descoberto pelos hippies nos anos 1960, transformaram uma pacata vila de pescadores em um movimentado destino turístico, uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo. A vila de Canoa Quebrada e Aracati estão a 190 km de Caucaia. A presença estrangeira é tão forte que existe uma rua chamada Broadway devido aos seus muitos bares, restaurantes e casas de show.

Apesar da mudança, a praia de Canoa Quebrada mantém seus encantos. As jangadas dos pescadores ainda cruzam o mar esverdeado, trazendo alimentos substanciais cozinhados no local. Os penhascos coloridos da areia no beira-mar ainda deleitam visitantes. Se você quer descansar, o melhor momento é durante a baixa temporada (de dezembro a março), quando a pequena vila recebe visitantes de todo o mundo.

Veja mais de 100 hotéis e pousadas em Canoa Quebrada!

Fonte: brazil.gov.br

Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 2 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Bahia e Ceará: 4 destinos para quem curte praias badaladas
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!

Viagens baratas para o nordeste
Viagens baratas para os feriados de 2019
Viagens baratas para o nordeste

Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste