ptenfrdeites

Ciência explica efeitos relaxantes da praia no seu cérebro!

meditando na praia

Não há nada tão sinônimo de verão quanto à praia, e temos boas notícias para aqueles que vão para a areia assim que saem do trabalho na tarde de sexta-feira.

Pesquisas descobriram que passar o tempo no mar é muito bom para o seu bem-estar. De fato, de acordo com uma análise dos dados do censo inglês publicados na revista Health Place, aqueles que vivem no litoral relatam melhor saúde física e mental do que aqueles que moram longe da praia.

E em um estudo publicado no Journal of Coastal Zone Management, os participantes que moram em casas com vista para o mar relatam sentirem-se mais calmos do que aqueles sem a vista para o mar.

Então, faz sentido que o Havaí tenha conquistado o ranking de estado mais feliz nos EUA pela pesquisa anual do Gallup, seis vezes desde 2008, não é?

relaxando na praia

Como a praia aumenta seu humor

Quando se trata do por que, exatamente, a praia faz você se sentir todo Zen, existem alguns fatores em jogo, diz Richard Shuster, PsyD, psicólogo clínico e apresentador do podcast The Daily Helping.

“A cor azul foi encontrada por uma quantidade enorme de pessoas associadas a sentimentos de calma e paz”, diz Shuster. "Olhar para o oceano na verdade muda a frequência de nossas ondas cerebrais e nos coloca em um estado meditativo moderado." Um estudo publicado no periódico da Associação Americana para o Avanço da Ciência descobriu que o azul está associado a um estímulo à criatividade.

Além disso, esse fluxo e refluxo consistente que você ouve enquanto você está deitado em sua toalha, "Isso meio que estimula nossos cérebros", diz Shuster. Os ruídos, juntamente com os visuais, ativam seu sistema nervoso parassimpático, que é “responsável por nos desacelerar e nos permitir relaxar e nos sentir mais engajados”, diz Sally Nazari, PsyD, proprietária da Chrysalis Psychological Services e apresentadora do podcast Além O sofá.

O cheiro da brisa do oceano também contribui para o seu estado de ânimo, que pode ter algo a ver com os íons negativos no ar que você está inspirando. Esses átomos de oxigênio têm um elétron extra e ocorrem em lugares como cachoeiras e o oceano, diz Shuster. Um estudo publicado no Journal of Alternative Complementary Medicine sugere que a terapia com íons negativos pode ser usada para tratar os sintomas do distúrbio afetivo sazonal.

Finalmente, o simples ato de tocar a areia faz você se sentir todo confuso. "A sensação física de colocar os pés na areia quente faz com que as pessoas relaxem", diz Shuster.

Mas acontece que há um pouco de efeito placebo acontecendo também. "Fomos condicionados a pensar na praia como pacífica e relaxante", diz Shuster. "Nós esperamos que quando vamos à praia que vamos relaxar." Você pode agradecer seus filmes favoritos e programas de TV para isso, já que praticamente qualquer cena de praia na cultura pop retrata o local como super tranquilo.

caminhando na praia

Como se alegrar em sua viagem à praia

Por mais que tenhamos uma casa na praia em uma ilha havaiana, você não precisa viver perto da água para colher os benefícios. É tudo sobre aproveitar o tempo que você passa lá praticando a atenção plena.

A atenção plena tem toneladas de benefícios para a saúde mental, incluindo alívio do estresse, diz Nazari. Um estudo publicado na revista Psychiatry Research descobriu que os cérebros daqueles que completaram um curso de mediação de oito semanas mudaram de algumas maneiras. Para começar, a área do cérebro responsável pelo estresse diminuiu de tamanho. "Isso significa que nos tornamos mais resistentes ao estresse e que o estresse não nos choca tanto", explica Nazari.

Por outro lado, as partes do cérebro responsáveis pela memória, raciocínio e empatia cresceram. É mais fácil pensar, focar e conectar? Isso é um negócio muito fofo, e pode tornar uma manhã de segunda-feira mais produtiva.

Para ficar zen enquanto estiver na praia, diga adeus ao Facebook, Twitter, Instagram e afins. "A melhor maneira de exercitar a atenção plena é fechar os olhos e ouvir as ondas do oceano entrando e saindo", diz Shuster. "Se você receber alertas do seu smartphone, isso prejudicará a experiência".

Acima de tudo, esteja ciente de seus sentidos. "Concentre-se em como seu corpo se sente quente com os raios do sol, concentre-se no que se sente ao ter os pés na areia, respirar fundo e sentir o cheiro do ar do oceano", diz Shuster.

Ah, e antes que nos esqueçamos da parte "corpo" de toda a "conexão mente-corpo", nós damos a você permissão total para brincar loucamente com protetor solar. "Protetor solar é uma ferramenta fundamental para ajudar os banhistas a evitar queimaduras solares e reduz o risco de desenvolver câncer de pele", diz Tyler Hollmig, dermatologista e diretor de dermatologia estética e a laser da Stanford Health Care. Câncer de pele não é brincadeira: Segundo a Academia Americana de Dermatologia, os especialistas estimam que um em cada cinco americanos irá desenvolver a doença em sua vida.

Hollmig ressalta que a maioria das pessoas não usa protetor solar suficiente quando vão à praia. Use o fator 30 ou mais e aplique da cabeça aos pés 15 minutos antes de sair. "Nenhum protetor solar é realmente à prova d'água", diz ele, e é por isso que você precisa repetir a cada duas horas após entrar na água.

Agora saia e absorva todo esse mar de benefícios!

Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 1 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Ciência explica efeitos relaxantes da praia no seu cérebro!
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste