ptenfrdeites

Incríveis fotos de Lençóis Maranhenses + pacotes cvc quando ir

Veja aqui Pacotes para Lençóis Maranhenses + passeios!

O Parque dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais bonitos do mundo. Fica a 4 horas da capital São Luiz, para se chegar lá, os municípios mais próximos são Barreirinhas, Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos. O acesso é pela BR135 ou por via marítima pelo canal do Rio Preguiças, em Atins e por via fluvial através de Barreirinhas, também no Rio Preguiças. Pela estrada, saindo de São Luís, passa pelas cidades de Rosário, Morros até Barreirinhas, onde se cruza o trevo até Humberto de Campos.

lençóis maranhenses
Foto: Flickr Isadora Grego

Quando ir?

Os lençóis maranhenses são um conjunto de dunas, mangues, rios e lagoas formadas pela agua da chuva em um cenário único no mundo. O parque tem uma extensão de 155 mil hectares.A melhor época para ir lá é entre janeiro e junno, em época das chuvas, quando as lagoas estão cheias. Se quiser ver as lagoas ainda cheias mas sem chuvas o período é entre julho e agosto. Em setembro elas começam a secar e só voltam a encher em janeiro novamente.

lençóis maranhenses
Foto: Flickr Lucas Flavio


Para apreciar os lençóis maranhenses, o turista deve se hospedar em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro do Maranhão. Barreirinhas é a cidade que tem melhor infraestrutura para receber turistas. Santa Amaro tem menos, mas tem belas lagoas acessíveis de veículo 4x4. Atins tem as pousadas mais charmosas e clima mais descontraído.

barreirinhas
Foto: Barreirinhas / Geovanne Araujo

Para se locomover entre os lençóis, é preciso contratar um guia com um veículo 4x4 ou seguir a pé entre as lagoas. É preciso uma autorização da ICMBio para circular na área. As lagoas são mutáveis, dependendo do clima durante o ano e dos fenômenos climáticos podem secar ou mudar de lugar, recebem nome mas podem simplesmente desaparecer de um ano para o outro.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Foto: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses / Julius Dadalti

As lagoas se diferem no formato, profundidade e coloração. Podem ser azuis ou esverdeadas, com vegetação, troncos mortos ou tão grandes que parecem ser o mar.

Em Barreirinhas há dois circuitos: o circuito Lagoa Azul e o circuito Lagoa Bonita. O Circuito Lagoa Azul é limitado às lagoas que estão no roteiro. Já o circuito Lagoa Bonita tem inúmeras pequenas lagoas. Subindo no ponto mais alto do Parque Nacional é possível ver a bela paisagem de várias lagoas no horizonte.

barreirinhas lagoas
Foto: Lagoas nos lençóis / LBM1948


Em Santo Amaro, os passeios de melhor acesso são os da Lagoa da Andorinha e da Lagoa da Gaivota. O circuito da Lagoa da Betânia e a Lagoa do Espigão dá ao turista a oportunidade de ver formação de lagoa junto ao rio.

lagoa da gaivota
Foto: Lagora da Gaivota / Antonio Azevedo

Na Lagoa das Emendadas o acesso é somente a pé e haja fôlego, são quatro horas de caminhada. Na Lagoa América, o passeio pode ser feito de barco.

Zona Primitiva, as lagoas Queimada dos Britos e Barra Grande são consideradas das mais lindas, porém o acesso é apenas a pé e leva de 3 a 5 dias de caminhada para se chegar lá.

barreirinhas dunas
Foto: Dunas sem fim / Joao lara mesquita

Em Atins, há praias e lagoas, onde se praticam kitesurf. Há muita natureza e uma boa porção de praia, com a Praia de Atins e o Canto de Atins, onde o mar fica a poucos metros da rua principal. Entre os passeios de Atins estão a Lagoa da Capivara, a Lagoa das 7 mulheres e a Lagoa Tropical.

praia de atins
Foto: Praia de Atins / Cepkol


O circuito Vassouras, Mandacaru e Caburé é feito de lancha pelo rio Preguiças, com paradas em Vassouras para ver pequenas lagoas; em Mandacaru para ver o Farol da Preguiça e banho de mar na Praia do Caburé. O passeio pode ser feito de quadriciclo. Também se pode experimentar a flutuação pelo Rio Formigas, relaxante opção para se descansar depois de subir tantas dunas. Também é possível fazer sobrevoo pelos lençóis uma boa pedida para belas fotografias.

Rio Preguiças
Foto: Rio Preguiças / Cristiano Quintino
Veja mais 150 hotéis e pousadas em Lençóis Maranhenses!

Procura por pacotes de viagens para Lençóis Maranhenses?

Veja aqui Pacotes para Lençóis Maranhenses + passeios!
Quantas estrelas esse paraíso merece?
0 de 5 - 0 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Incríveis fotos de Lençóis Maranhenses + pacotes cvc quando ir
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste