ptenfrdeites

Saúde mental: Natureza previne ansiedade, depressão e estresse

Estar em contato com a natureza pode ajudar a aliviar o estresse, ansiedade, melhorar seu humor e estimular sensações de felicidade e bem-estar. Qualquer contato é benéfico! Banhos de mar, lagos, rios na zona rural, casas de campo, serra... Os seres humanos evoluíram ao ar livre, e seu cérebro se beneficia em um passeio pela natureza.

tenha contato com a natureza e melhore sua saúde
Foto: Flickr/Bruno Domingues

Saia de dentro de casa!

Como Você tem se sentido ultimamente? Um pouco cansado, estressado, ou talvez se perguntando qual sentido da sua vida?

Outra pergunta: Quanto tempo você passou na natureza ultimamente?

A resposta dessas duas perguntas podem estar mais relacionadas do que você imagina.

Vivemos em uma época onde ficamos maior parte do tempo trancados dentro de casa. Podemos pedir comida e assistir um filme no celular. Não precisamos mais sair do sofá, muito menos sair de casa. Nossos ancestrais estavam intimamente ligados na natureza, eles tinham que estar em ordem para sobreviver.

A maneira moderna como vivemos mudou radicalmente nossa relação com a natureza, mas nossos cérebros permaneceram os mesmos na maior parte. Ainda temos uma profunda conexão com a natureza, e pesquisas mostram que, se não mantermos essa conexão apesar de nossos avanços tecnológicos, poderemos sofrer várias consequências.

céu estrelado
Foto: Flickr/Chaval Brasil

Quer se sentir melhor?

Se você está se sentindo preso em sua casa, ter contato com a natureza pode te ajudar a evitar vários males por consequência disso!

Depressão: Se você estiver triste, tente trocar a cidade cinza por alguns espaços verdes e naturais. Imagens da natureza tem ajudado no tratamento de pacientes com depressão em quartos de hospitais. Visite uma serra ou praia se precisar de um estímulo para o seu humor.

Estresse: O barulho das pessoas, carros pela rua e outdoors brilhantes exibindo anúncios fazem parte do ambiente urbano. O constante estímulo provoca estresse nos cérebros que evoluíram em ambientes mais tranquilos. A natureza apresenta paisagens que suavemente capturam sua atenção, e em vez de provocar de repente, acalma seus nervos em vez de deixá-los em choque.

Ansiedade: Você provavelmente sabe que o exercício é bom para o seu estado de mental. Mas você sabia que trabalhar próximo a natureza ajuda a reduzir a ansiedade , entre outros benefícios, até mais do que ir a uma academia de ginástica? Considere trocar a bicicleta ergométrica e participar de algumas trilhas para ter um melhor impacto mental possível.

Sobrecarga: Se você se debruçar sobre os seus problemas e não conseguir parar, um passeio na praia pode colocar os freios nesses pensamentos circulando pela sua cabeça. Pesquisas mostram que uma caminhada de 90 minutos na natureza diminui a atividade na parte do cérebro ligada a negatividade. A mesma caminhada em um ambiente urbano não tem o mesmo efeito.

Fadiga: Você está constantemente trabalhando multitarefado enquanto alterna entre clientes e ligações, ou clica em planilhas de apresentações, mesmo em casa? Se você enfrenta uma combinação de crianças, tarefas e dispositivos disputando sua atenção. Seu cérebro pode estar precisando de um descanso. Felizmente um tempo na natureza pode restaurar habilidades mentais como memória e processamento de imagens com base em desenhos.

Falta de inspiração: Mudar o cenário é uma ótima maneira de estimular a criatividade, e a natureza oferece estímulos que você não encontra enquanto olha para uma tela. Em um exemplo, passar quatro dias na natureza melhora as habilidades de resolução de problemas em 50%. Se você não encontrou uma maneira de lidar com o próximo grande projeto no trabalho ou com um obstáculo que está impedindo seus objetivos pessoais, experimente fazê-lo ao ar livre.

Falta de sociabilidade: Um tempo na natureza também pode ajudar nos seus relacionamentos pessoais. A beleza natural resulta em comportamentos mais pró-sociais, como generosidade e empatia. Talvez aquela conversa longa que você estava planejando com um amigo fosse mais tranqüila enquanto assistia a um pôr do sol na praia, em vez de ficar olhando para a parede.

Desconectado: uma das necessidades humanas mais básicas é sentir que você pertence e você faz parte de uma tribo maior. Mas estudos mostram que esse conceito vai além das relações humanas. Um tempo na natureza resulta em um sentimento de pertencer ao mundo mais amplo que é vital para a saúde mental.

Angústia: Às vezes, você pode se sentir perdido e começar a se perguntar sobre o que é a vida. Uma bela paisagem pode lembrá-lo do quão maravilhoso é o mundo. A natureza fornece árvores que existem centenas de anos antes mesmo de você nascer, montanhas imponentes que tocam as nuvens e um céu cheio de incontáveis estrelas. Quando se trata de grandiosidade inspiradora, a natureza deixa nosso queixo caído, e reacende a percepção de que somos uma pequena parte de um universo incrível. O que é mais poderoso que isso?

passarinho galo campina cardeal
Foto: Flickr/Iron Pedreira Alves

Considere visitar um profissional de saúde mental se seus sintomas forem mais sérios, mas se você estiver se sentindo melhor com qualquer uma das dicas listadas acima, tente algo como adicionar uma caminhada diária em uma trilha local. Vá em um passeio de bicicleta no parque. Troque aquele grande resort das suas próximas férias e curta uma pousadinha em frente a uma praia tranquila.

Agora, saia e dê à mãe natureza um grande abraço para ajudar na sua saúde!

Quantas estrelas esse paraíso merece?
5 de 5 - 2 Avaliações
Obrigado por votar!

Veja mais dicas de destinos de viagem pelo Nordeste:

Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Fn
Saúde mental: Natureza previne ansiedade, depressão e estresse
Fn

Pacotes e passagens!

Satisfação garantida!


Curta! Férias Nordeste!

Passagens para o nordeste

Contatos

Facebook.com/FeriasNordeste